Sobre o Ih! Nasci!

Sou Enfermeira intensivista e obstetra.
Me chamo Fernanda, sou uma pessoa sensível, esforçada, focada. Nunca foi meu forte escrever, mas atualmente meu senso crítico tem se desenvolvido e sinto vontade de compartilhar minhas ideias, por achar que falta um pouco disso na sociedade: reflexão, pensar sobre o que nos é apresentado.

Desde pequena gostava de cuidar. Fazia massagem na mamãe, machucava uma formiguinha só para poder ajuda-la  (sei que é maldade, mas eu era bem pequenininha rs).  Nunca tive nada de especial na minha infância: fui uma criança normal, inteligência média, nível social médio, problemas familiares, conclui com êxito os anos de estudos sem precisar de provas finais. Sempre fui apaixonada por criança e isso na infância me fazia dizer que queria ser pediatra. Porém cresci e fui para a universidade e optei por Enfermagem e me identifiquei desde sempre. Nunca consegui me imaginar fazendo outra coisa... Mentira... me imaginava também como assistente social. Apesar de amar a Enfermagem nunca soube qual área seguir. Logo depois que me formei, me especializei em UTI, mas não era bem o que eu queria. Então hoje estou aqui, na obstetrícia, juntando as duas coisas que eu sempre gostei mais na vida: lidar com o cuidado do próximo e com crianças. Só não posso dizer ainda que me encontrei totalmente, pois, ainda não pude alcançar um caminho em que eu possa trazer propostas e melhorias politicamente legais, mudar o que é comum, o que está em vigor e lutar pelo que acredito.

Sempre fui muito emotiva e convivendo no dia a dia na maternidade e presenciando momentos únicos, senti vontade de registrá-los e compartilhá-los, pois acho que vale a pena. Amo o que faço e a cada dia e a cada descoberta, consigo me identificar ainda mais.

Com a reafirmação que a natureza é sábia e podendo lidar dia-a-dia com as emoções envolvidas nessa área, percebo que aqui é meu lugar.

Sou defensora da “humanização” (as aspas se devem ao fato que apesar da origem da palavra humanizar, vir de humano, significa tratar com zelo, carinho - coisa rara hoje em dia nas relações humanas). Acredito que ainda temos muito a “re”humanizar (pois acredito que já fomos humanos um dia. Já parimos naturalmente e fomos menos ambiciosos, menos medrosos. Com o tempo a sociedade em geral se medicalizou e se artificializou).
Acredito no poder da mulher, no poder do bebê, no poder de um bom nascimento para a família. Acredito que toda, sem exceção, tem direitos de passar pela experiência da maternidade com todo respeito e carinho possível, apoio às dificuldades etc.

Percebendo que ainda é uma área em “re”avanço como disse, decidi criar esse blog com objetivo de divulgar notícias atuais, contar experiências que me marcam no dia-a-dia da maternidade, trazer informação para às mamães e os profissionais, divulgar leis e projetos, pensar criticamente e socialmente e trazer espaço para reflexões, discussões e sugestões.


Espero realmente que consiga fazer daqui um espaço proveitoso para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário